26/09/2009

Juiz indefere pedido de liminar contra Mitouso, em Coari

O juiz Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, da 8ª Zona Eleitoral (Coari) indeferiu hoje o pedido de liminar feito pela coligação "Unidos por Coari", do candidato Manuel Vicente, contra a coligação "Acredite, nós podemos modificar", do prefeito eleito Arnaldo Mitouso.
A coligação - derrotada nas eleições do último domingo - tentava conseguir a inelegibilidade de Mitouso, alegando que o mesmo havia colocado "pessoas falecidas" para votar no pleito complementar realizado no dia 20. O juiz alegou falta de provas, mostrando que os títulos de eleitor correspondentes aos nomes dos "falecidos", listados no pedido de liminar, estavam cancelados, sendo impossível qualquer votação.

De olho nas contas de Coari

O prefeito eleito de Coari (distante 370 quilômetros de Manaus) Arnaldo Mitouso (PMN), encaminhou um pedido à Justiça Eleitoral do município solicitando que seja feito um acompanhamento rigoroso dos pagamentos que a atual gestão da Prefeitura vem realizando nos últimos dias. Atualmente, a cidade está sob o comando do vereador Emídio Rodrigues Neto (PP) que faz parte do grupo político dos ex-prefeitos Adail Pinheiro (sem partido) e Rodrigo Alves (PP).
 
A ação cautelar, com pedido de liminar, no sentido de promover o imediato bloqueio judicial das contas públicas, foi recebida pelo juiz Flávio Henrique de Freitas que encaminhou o recurso para ser apreciado pela Justiça Comum, em Coari. “Entendo que isso não se trata de matéria eleitoral”, declarou o magistrado.
 
Érico Sena, um dos advogados de Mitouso, informou que desconhecia a decisão do juiz e disse que irá aguardar a notificação para estudar qual medida deverá ser tomada a fim de garantir a liminar.
 
Para Mitouso, que tem aproveitado os últimos dias para agradecer os votos dos eleitores, o pedido não visa prejudicar a população e sim resguardar os recursos públicos, visto que “saques volumosos estariam sendo feitos nas contas da Prefeitura ao mesmo tempo em que o funcionalismo e os serviços essenciais continuam parados por falta de dinheiro”.
 
“Não seria bem um bloqueio porque isso poderia prejudicar ainda mais a situação da cidade que continua sofrendo com os desmandos dessa atual administração. Defendemos que todos os pagamentos que estão sendo feitos devam ser acompanhados criteriosamente pela Justiça”, justificou Mitouso.
 
Tentamos ouvir ontem o prefeito Emídio Rodrigues, mas ele não foi encontrado para falar sobre os atrasos nos pagamentos da Prefeitura de Coari.
 
Transição

 Mitouso ressaltou que tem encontrado dificuldades para dar início ao processo de transição. A Comissão de Transmissão de Governo já foi montada, mas o novo prefeito estaria enfrentando resistência para iniciar os trabalhos que dependem também da disposição do grupo político do prefeito tampão Emído Rodrigues. Mitouso não descarta a possibilidade de ter que recorrer à Justiça para obter as informações necessárias à transição. “Estamos aguardando a resolução do Tribunal de Contas do Estado que trata da normatização do processo de transição dos governos municipais para ver se conseguimos fazer a transição, mas está muito difícil”, justificou.

23/09/2009

Rodrigo Alves recorre contra diplomacao

O prefeito cassado de Coari, Rodrigo Alves, aliado de Adail Pinheiro, entrou com uma ação cautelar com pedido de liminar, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para impedir a diplomação e posse do prefeito Arnaldo Mitouso e do vice-prefeito Raílson Torres, eleitos no último domingo. O ministro Ricardo Lewandowisk é o relator do recurso.
Na ação cautelar,a defesa do ex-prefeito pede efeitos suspensivos da eleição suplementar até que seja julgado o recurso de Rodrigo Alves contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que cassou o diploma dele. “Nós demos entrada no recurso no dia 18 de Agosto e desde o dia 19 ele está na Procuradoria Geral Eleitoral (PGE). O recurso especial de Tapauá (que pede a cassação do diploma do prefeito Elivaldo Herculino dos Santos e de seu vice) chegou depois do meu e já mereceu despacho da (PGE). Eu só quero que julgue o recurso do Rodrigo, mas a PGE não devolve o processo”, reclamou o advogado Délcio Santos.


Até lá ainda ficamos aqui em Coari na duvida de quem irá assumir realmente a prefeitura.

Nova enquete...

Nova enquete do blog traz o principal assunto depois da eleição em Coari, se houve ou não fraude eleitoral.
Gostariamos de saber a opinião de todos os visitantes e simpatizantes do blog. Aguardo a colaboração de todos.

Coisas dificeis de acontecer em Coari.

Com o fim das eleições complementares em Coari - AM, as coisas ficam muito dificeis para o grupo politico que era da situação. Muitas coisas ainda são comentadas na cidade, por exemplo:

  • Hoje 23 de Setembro de 2009, muitas pessoas dizem que é o julgamento em 3º. instancia de Rodrigos Alves e seu vice;
  • Pessoas dizem que o grupo de Rodrigo tem provas suficientes para a justiça eleitoral anular esta eleição;
  • Muitos dizem que já são 7 o numero de mortos que votaram, será?
  • Muitos dizem que a PF fez um relatório que sera entrega a Justiça Eleitoral mostrando as irregularidades dos candidatos, onde foi constatada de ambas as partes: Compra de voto, distribuição de cestas basicas, transporte ilegal de eleitores, pesquisas elegais ou falsificadas e etc...
Bom podemos ver que são várias coisas que o povo de Coari comenta e eu como bom ouvinte dou atenção ao que o povo fala, só não sei dizer a veracidade dos fatos.
Fica ai todas a duvidas, e se for verdade:
  1. Se o Rodrigo for absolvido em 3º. instância, essa eleição será desconsiderada;
  2. Se os mortos votaram mesmo, se votaram no 22 ou 33 isso não interessa, isso é fraude de qualquer um dos lados e a Justiça não leva em conta em quem foi o voto;
  3. Se o relatorio da Pf realmente existir fica a icognita do que vai acontecer em Coari.

Agora por ultimo deixo minha opinião dos topicos:

  • Acho que Depois dessa eleição fica dificio para o Rodrigo conseguir voltar pois os juizes vão levar em conta querendo ou não que o municipio ja tem um novo prefeito;
  • Ja a questão dos mortos sinceramente fico sem palavras para descrever essa história pois não sei qual será a ação da Justiça.
Aguardo novas informações e opiniões de Vocês.
Agradeço a todos que colaborarem....




Lobo avalia eleicao e pede ajuda da justiça (AM)

O deputado José Lôbo-(PC do B) usando o grande expediente da Assembléia Legislativa do Estado fez um balanço da eleição suplementar ocorrido no último domingo no município de Coari. Para ele, o voto foi de mudança e o nome da vez era de Arnaldo Mitouso e quanto mais se aproximava o pleito mais o povo se mostrava revoltado com a administração atual, principalmente pela falta dos serviços essenciais como a coleta de lixo, falta de material hospitalar e até mesmo dos salários dos funcionários estavam atrasados.
O parlamentar aproveitou para fazer um apelo a Justiça Eleitoral que coloque um Juiz para administrar Coari durante esses dias que antecedem a posse do novo prefeito eleito Arnaldo Mitouso, que deverá ocorrer no dia 6 de outubro.
Disse José Lôbo que o lixo toma conta das ruas da cidade, os alunos estão perdendo aulas e ficando com o ano letivo comprometido e dezenas de famílias que fugiram da enchente continuam nos abrigos por falta de apoio para retornarem as suas comunidades.
Lembra José Lôbo que quando chegou ao município para concorrer ao pleito, a campanha já estava polarizada em cima de dois nomes, ou seja, de Arnaldo Mitouso que representava a oposição e do professor Vicente Lima que era de situação. Em suas caminhadas por diversos bairros de Coari, ouviu centenas de declarações dos eleitores de que já haviam se comprometido principalmente com o candidato de oposição. Mesmo assim, manteve firme seu nome para participar de forma estratégica ao pleito em serviço da democracia e da mudança que o povo de Coari desejava.

Deputados destacam vitoria de oposicao em Coari

A mobilização inédita da população para eleger o candidato do PMN, Arnaldo Mitouso, novo prefeito de Coari, foi considerada pelo deputado Luiz Castro (PPS) como a libertação dos coarienses de uma estrutura de crimes de cooptação, referindo-se a administração do ex-prefeito Adail Pinheiro (PMDB).
Na opinião do deputado, o povo daquele município viveu um passado tenebroso, com um pequeno grupo se locupletando do poder e, ao mesmo tempo, cooptando grande parte da população por meio do empreguismo e clientelismo.
Segundo Luiz Castro, a vitória de Mitouso não foi fácil. O grupo do ex-prefeito ainda conseguiu uma votação que surpreendeu a muitas pessoas, exatamente por ainda existir o medo e a cooptação junto ao povo. Como exemplo, Castro citou que às vésperas da eleição o governo municipal convocou três mil famílias da área rural para pagar a cada uma delas R$ 100 de auxílio-social e, pela lei eleitoral, esse tipo de pagamento não pode acontecer às vésperas de uma eleição.
O juiz eleitoral tentou proibir o pagamento, mas com o ginásio lotado teve medo de uma revolta popular e submeteu-se a lei do bom senso para não criar naquele momento um caos social. “O município de Coari talvez seja o município do Brasil que mais possui cargos comissionados. Somente como assessores de imprensa existem 128 pessoas e, na sua maioria, são apenas cargos para agradar apaninguados. Praticamente todos os presidentes de comunidades tem um emprego na prefeitura para nada fazer”, afirmou.
A deputada Vera Lúcia Castelo Branco (PTB) também destacou, hoje (22), a vitória do candidato da oposição, Arnaldo Mitouso (PMN), na eleição suplementar no muncípio de Coari, a 370 quilômetros de Manaus, com 51,99% dos votos válidos (16.250 votos). Vera cumprimentou o povo de Coari pela vitória do candidato e destacou a atuação da imprensa, pelo acompanhamento da eleição e na divulgação das denúncias sobre o que estava acontecendo.
“O povo realmente é a grande estrela de todo esse acontecimento. Não fosse pela vontade do povo, que em determinado momento decidiu mudar a situação”, disse. Segundo ela, a decisão do ministro do Superior Tribunal Federal, Eros Graus, de liberar recursos para o município às vésperas da eleição, pesou no resultado.