21/05/2010

A Província de Urucu é responsável pela segunda maior produção nacional

Coari - amazonas.
A produção média é de 55 mil barris de petróleo por dia; 9,7 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural; 1,6 toneladas de GLP (gás de cozinha). Esse volume faz o Amazonas o segundo maior produtor nacional em barris de óleo equivalente, e faz do município de Coari o maior produtor terrestre. A produção de GLP em Urucu abastece os Estados do Pará, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Acre, Amapá e parte do nordeste. O petróleo de Urucu é de alta qualidade, sendo o mais leve entre os óleos processados nas refinarias do páis. Essas características resultam em seu aproveitamento especialmente para a produção de gasolina, nafta, petroquímica, óleo diesel e GLP (gás de cozinha).
Na Província Petrolífera de Urucu também há reservas de gás natural suficientes para abastecer toda a região Norte do país, além de outras regiões, como uma das principais fontes de energia elétrica. A disponibilização do gás natural de Urucu faz parte do programa de massificação do uso do gás lançado pelo Governo Federal, na qual o Amazonas foi contemplado com um investimento de infra-estrutura na instalação do Gasoduto Urucu-Manaus e outros desenvolvimentos tecnológicos.
Em Urucu, existem 740 quilômetros de dutos, sendo 600 quilômetros terrestres e mais 140 quilômetros submersos. Esses dutos ligam os poços até o Pólo Arara, onde é realizado o processamento do petróleo, gás natural e GLP. Acompanhados de um rigoroso controle de qualidade, o petróleo e o GLP seguem ao longo de 285 quilômetros de extensão dos dutos, ligando a área de produção em Urucu ao Terminal de Solimões, que está localizado a 16 quilômetros da sede do município de Coari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário